Às Professoras e Professores de Lauro – Educadores do Brasil

            “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeitos

e somente enquanto sujeitos, que o homem pode realmente conhecer.”

 Paulo Freire

 

Após um desenvolvimento extraordinário nos primeiros governos da Prefeita Moema Gramacho (2005/2012), a educação de Lauro foi submetida nos últimos anos a um intenso processo de degradação. Prédios depredados, quebra de equipamentos e móveis, ausência de processos e fluxos regulares de compras, ausência de definição de processos pedagógicos, falta de política institucional de formação continuada, ausência de envolvimento das famílias e da comunidade, ausência de informações confiáveis sobre a educação, quebra do processo de gestão democrática,  enfim, perdemos tudo o que nós, professores, sabemos que são dimensões capazes de ativar a dinâmica de  ensino-aprendizagem de forma sustentável num município.

Em meio a tudo isso, felizmente, encontramos um ponto muito forte, uma força única capaz de ser um importante ponto de partida para mudar o cenário da educação desse pedacinho do Brasil: os professores e professoras de Lauro. Nesses meses, aprendi a admirar profundamente a dedicação e competência de vocês, profissionais, que no dia a dia constroem a educação laurofreitense.

A Prefeita Moema Gramacho, demonstrando determinação em inaugurar um novo tempo na educação do nosso município e na relação com a categoria dos professores, tomou medidas que podem ser consideradas as mais avançadas dentre os novos gestores municipais brasileiros que assumiram as prefeituras no início de 2017. Dentre essas medidas podemos destacar: reajuste superior ao aumento do  piso nacional salarial dos professores para toda categoria; compromisso com as eleições diretas para gestores escolares; realização da seleção do REDA; criação da  Comissão Permanente, com o objetivo de sistematizar processos administrativos; redefinição de uma política de formação continuada para os professores; determinação de reforma dos prédios escolares e encaminhamento das aquisição de todo material e equipamentos necessários ao bom desenvolvimento das atividades escolares. Aliado a isso, e sob a liderança da nossa prefeita, estamos realizando ações que visam ativar as dimensões educativas dos diversos territórios de Lauro de Freitas.

É certo que esse primeiro ano tem sido desafiador, mas, não tenho dúvidas que estamos criando as condições para, cada vez mais, termos a comemorar nessa data. Com a ajuda de todos, e sob a liderança dos professores e professoras, não temos dúvidas de que Lauro de Freitas será cada vez mais uma cidade educadora.

A elevação da qualidade da educação de Lauro de Freitas não será um a terefa fácil e certamente precisamos muito de vocês, professoras e professores, nesse processo. Em qualquer situação, tenham certeza, que nunca esqueceremos dos ensinamentos do mestre Paulo Freire e sempre  trataremos vocês como profissionais maduros e autônomos e, por isso, sujeitos capazes de escrever uma nova história.

 

Com estima,

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Secretário Municipal de Educação

 

 

4 thoughts on “Às Professoras e Professores de Lauro – Educadores do Brasil

  1. Obrigada à prefeita Moema e ao professor Paulo, pela disposição em mudar o quadro da Educaçao de Lauro de Freitas! Sabemos que Educaçao é uma condição básica para transformar a realidade desse país!

  2. Cristina kavalkievicz

    Não sendo tarefa fácil e num cenário nacional de prevalência da marcha ré na perspectiva dos governantes, é ainda mais desafiador e portanto também mais importante a sintonia articulada da nossa prefeita e dos secretarios do município, especialmente o secretário da educação Paulo Gabriel com uma educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Lauro que supere esse quadro caótico herdado da gestão anterior e mais que isso aponte para a educação que queremos: crítica, emancipatória e libertadora como tão bem nos ensinou Freire.

  3. Cristina kavalkievicz

    Não sendo tarefa fácil e num cenário nacional de prevalência da marcha ré na perspectiva dos governantes, é ainda mais desafiador e portanto também mais importante a sintonia articulada da nossa prefeita e dos secretarios do município, especialmente o secretário da educação Paulo Gabriel com uma educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Lauro que supere esse quadro caótico herdado da gestão anterior e mais que isso aponte para a educação emancipatória

  4. Tenho acompanhado alguns eventos da educação de Lauro de Freitas e percebi a dedicação dos professores e secretário e tenham certeza que vocês estão no caminho certo de uma educação de qualidade parabéns a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *